Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito

Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito.
A prevenção é a melhor opção para uma vida saudável. É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Nesse período de pré-estação chuvosa no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado relembra a população sobre os cuidados no combate ao mosquito.
A manutenção dessas medidas impede o aumento dos casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Por isso é fundamental manter as caixas d’água, tonéis, potes, barris e baldes bem tampados; colocar o lixo em saco plástico e tampar bem a lixeira; guardar garrafas e vasilhas sempre de cabeça para baixo; encher com areira os pratinhos ou potes de planta e não deixar acumular água na bandeja atrás da geladeira.
Os mesmos cuidados com a faxina em casa também são válidos para manter as ruas limpas. Não jogar copos descartáveis, garrafas e tampas nas ruas e colocar o lixo na calçada somente em dia de coleta, são atitudes que ajudam a você e a toda vizinhança. Atitudes fáceis e que ajudam na prevenção e no controle do mosquito, evitando focos do Aedes aegypti.
Os municípios são responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito, como as visitas de casa em casa, feita pelos agentes de endemias, e a pulverização de inseticidas. Mas cada cidadão também é corresponsável e precisa fazer vistorias periódicas em seus imóveis para evitar focos. Não deixar o mosquito nascer é responsabilidade de todos.
Fonte: https://www.saude.ce.gov.br/2018/11/30/atitudes-simples-ajudam-na-prevencao-e-controle-do-mosquito/

GOVERNO DE ALCÂNTARAS REALIZA II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

O Governo Municipal de Alcântaras, realizou na manhã desta terça-feira (04/06), o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Alcântaras. O fórum teve como finalidade avaliar, junto com a comunidade, os resultados alcançados pelo município, por meio do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, elaborado e aprovado no 1º Fórum Comunitário

SEINFRA REALIZA FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GARI