PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

29 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo. Essa última substância age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito. Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.

O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia,
laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

As pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.

O uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, além de todos os malefícios já descritos, é capaz de causar dependência similar àquela provocada pela cocaína. Isso faz com que parar de fumar torne-se um grande problema, que pode até mesmo não ter solução. Para aqueles que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional.

Notícias recentes

SECULTE LANÇA EDITAIS DE CHAMAMENTO PUBLICO DA LEI PAULO GUSTAVO

O Governo Municipal de Alcântaras, através da Secretaria da Cultura e Esportes ( SECULTE) lançou nesta sexta-feira (15) os editais de chamamento público para fomento de projetos culturais a serem financiados com recursos da Lei Paulo Gustavo. Ao todo, deverão ser investidos mais de R$ 125 mil em ações culturais distribuídas nas áreas de produção

PROJETO BISCUITE RECICLÁVEL POR KARLA LORENA

Sou uma das artesãs contempladas com o edital “Alcântaras,valorizando sua Cultura” através da lei Aldir Blanc. Venho por meio deste apresentar a proposta de meu projeto “Biscuit Reciclável”. Utiilizei basicamente a casca do côco, um dos produtos nativos de nossa terra, e transformei em jarrinhos personalizados para plantas. É uma verdadeira peça para embelezar ambientes

LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL

Esse projeto é financiado pela Chamada Pública 001/2020-SEMEC com fundamento na Lei Federal 14.017/2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support